terça-feira, 29 de junho de 2010

Como a educação influencia nossa vida e o tipo de lazer que vamos ter?


Achei interessante essa tirinha, pois a Mafalda expõe uma pessoa sem estudos como uma fracassada e isso interfere no tipo de lazer que essa pessoa vai ter, como será sua visão de mundo, quais serão suas influências e como ela será vista pelas outras pessoas...Enfim...
Tema importantíssimo para ser discutido! ;)

5 comentários:

  1. Quais são as diferenças de visão de mundo e o poder de influencia entre pessoas com e sem estudo?

    ResponderExcluir
  2. Geeente do grupo! HAHAHAHA.

    Eu tava aqui estudando pra prova de amanhã de Estado e Relações de Poder e achei uma citação do Marshall bem interessante para o grupo de vocês.

    Aqui ó:
    "Eles (operários) estão aprendendo, disse Marshall, a dar mais valor à educação e ao lazer do que "a um mero aumento de salárioas e conforto material". Estão "seguramente desenvolvendo uma independência e um respeito másculo por eles mesmo e, portanto, um respeito cortês pelos outros; estão, cada vez mais aceitando os deveres públicos e privados de um cidadão; mais e mais aumentando seu domínio da verdade de que são homens e não máquinas produtoras. Estão, cada vez mais, tornando-se cavalheiros."
    MARSHALL, T. H. Cidadania e classe social.

    O legal é que, se não me engano, o livro foi escrito por volta de 1967, o que mostra que os operários estavam começando a entender como o lazer era importante para eles.

    Achei legal, lembrei de vocês e resolvi postar aqui, porque vocês podem usar essa citação alguma hora.

    Beeijos pra todos.

    ResponderExcluir
  3. Ahh, esqueci de dizer, esse Marshall que o T. H. Marshall cita no texto dele é o Alfred Marchall.

    São tantos Marshall que eu me confundi, desculpem!

    ResponderExcluir
  4. Olá, realmente fica bem evidenciado que a questão da educação está diretamente relacionado aos tipos de lazer, coloca uma mãe de familia sem estudo e ainda mais costurando uma roupa para a filha, assim como antigamente, onde as mulheres ficavam cuidando do lar e não tinha seus direitos na sociedade.
    Muito boa essa tirinhaaa...

    ResponderExcluir
  5. Grupo, encontrei um livro super bacana e útil para o nosso blog!
    O autor desse livro:'Lazer e Educação (Nelson Marcellino)' mostra o lazer como o movimento da vida,a criação de um ânimo, a provocação de estímulos, a cobrança da esperança; distinguindo-se da representação do lazer em que ele é apenas uma compensação da sociedade racionalista e produtivista dominada pela exploração do trabalho,sendo visto apenas no sentido funcionalista.

    Para N. C. Marcellino, o grande desafio dos educadores é transformar a escola em um centro de animação (no sentido de ânimo mesmo) cultural, mas por enquanto as pessoas estão 'enfeitiçadas' pelo mito da racionalidade iluminista (coisa que a professora já cansou de falar), que acaba por impedir que novas concepções sobre o lazer e a educação sejam feitas.

    Não terminei de ler o livro, só li uns trechos na verdade. Mas tem muita coisa legal lá! Espero que vcs leiam também e possam postar mais comentários de lá!
    ;)

    ResponderExcluir