domingo, 6 de junho de 2010

Lazer ou...



Boa Tarde galera,

É comum nos textos que venho lendo sobre lazer, encontra-lo descrito como auxiliar ou mesmo integrador da educação. Contudo, isso leva a uma reflexão sobre o lazer do senso comum (as vezes alienador), confrontado com o ideal de lazer como ativo no desenvolvimento sociocultural.
Sugiro que esse confronto, em diversos cenários socioeconômicos, seja integrante de destaque nas reflexões por vir.

5 comentários:

  1. "O significado concreto do lazer na sociedade brasileira é o oposto do tempo livre numa sociedade desenvolvida. O tempo livre, numa sociedade desenvolvida, é o resultado do excesso de produtividade. Aqui é, muitas vezes, o contrário. Aqui, o tempo livre existe pela incapacidade que a sociedade tem de realmente absorver as energias regulares das pessoas [..] está à margem de qualquer produtividade, (resultando) primeiro, da desocupação mesmo, do desemprego; segundo, da subocupação, já que o emprego não ocupa todo o tempo possível; terceiro, da incapacidade que muitas sociedades ainda têm para definir o que é trabalho e o que é não-trabalho",Fernando Henrique Cardoso (1985).

    ResponderExcluir
  2. Acho que o lazer assume diferentes caras dependendo da classe social, cultura, enfim...
    É claro que muitas pessoas enxergam a televisão como umas das principais formas de lazer e ela acaba assumindo até os dois extremos das classes socias, seria o senso comum.
    Mas o lazer é muito mais que isso, com a vida corrida que temos ele acabou se tornando o tempinho que sobra no fim do dia ou da semana para ficar umas horinhas na net, por exemplo.
    Vamos desenvolver mais o assunto!
    Por hoje é só, não tive tempo para pesquisar, então estou postando apenas minhas idéias por enquanto.

    ResponderExcluir
  3. O lazer nos municipios não é tão discutido quanto os outros problemas de uma população cada vez mais crescente, mais acredito que quando as pessoas tem qualidade de vida tempo para curtir o "lazer" os alguns outros problemas como os de saúde relacionados ao extress por exemplo poderiam sim diminuir.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da abordagem, o lazer de muitas famílias brasileiras é relaxar em frente à tv para ver uma novela, filme ou qualquer outro programa isso porque o acesso à outras formas de lazer não é incentivado e facilitado, a maioria das atividades que realmente acrescentam algo além de "alienação" são caras, pouco divulgadas, para poucos.. :/

    ResponderExcluir
  5. Algumas atividades não custam nada. Como Sesc que dão oportunidade a todos que queiram se entreter. Moro ao lado do Sesc Pinheiros, para se ter noção tem um morador de rua que sempre vem ler o journal do dia, e jogar uma partida de xadrez. Há exibição de filmes, grupos de artes, atividades físicas, cursos... e o melhor: a maioria é de graça! O que falta nos que se alienam é um pouco mais de interesse.

    ResponderExcluir