sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O Lazer Na Periferia - O Direito Ao Lazer

A industrialização brasileira se iniciou em fins do século XIX, apesar dos salários miseráveis, a redução da jornada de trabalho sempre foi o item mais saliente da luta dos trabalhadores.

A primeira greve no Brasil, data de 1901, e dentre outras reivindicações por parte dos grevistas a redução da jornada de trabalho de 11 horas era uma delas.Depois disso houve ainda muitas greves e manifestações, porém somente com a greve de 1° de maio de 1907 conseguiu-se, de fato, a redução da jornada de trabalho para 10 horas e algumas categorias de trabalhadores conseguiram até nove horas ao dia (CAMARGO, 1989).

No entanto foi durante o governo de Getulio Vargas que se conseguiu uma serie de avanços que garantiram aos trabalhadores o direito ao lazer, medidas que regulamentavam o direito a aposentadoria, a legalização da jornada de trabalho de oito horas / dia, o conjunto dessas leis e de outras medidas compôs a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que vigora até os dias atuais tendo sofrido algumas poucas alterações. (CAMARGO,1989).
 
Por:

Iolanda Barros
Professora Orientadora Maria Raquel Mattedi

Nenhum comentário:

Postar um comentário