sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Um livro que merece ler lido...

O Instituto Usina Social optou por uma publicação que privilegiasse o entendimento do lazer como elemento central da cultura vivida por milhões de trabalhadores, que a partir da dialética relaciona-se com todos os grandes problemas oriundos do trabalho, da família, da política, da violência e da juventude.

Este livro visa dar um panorama dos estudos sobre o lazer no Rio de Janeiro e a experiência do projeto Usina da Arte, desenvolvido pelo Instituto Usina Social em parceria com o Ministério da Justiça, com recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania - PRONASCI.

Outra temática desenvolvida diz respeito à ocupação dos espaços públicos de lazer pela população. O que a juventude deseja? Quais os seus anseios? No âmbito da formação para o trabalho, quais fatores devem ser privilegiados? Como empreender a partir de uma formação cultural?

Essas perguntas foram objeto de estudo e reflexões durante a realização do projeto e no decorrer das oficinas de arte com conteúdo de formação profissional Os jovens apontaram para a necessidade de aprofundamento das questões em torno do empreendedorismo cultural e suas possibilidades de emancipação. A questão da maioridade econômica está associada à cidadania, a geração de renda e às suas necessidades culturais.

O Instituto Usina Social dedicou esse trabalho aos jovens do Jardim Catarina que são os protagonistas dessa história de construção coletiva. Ao mesmo tempo agradecemos aos intelectuais que gentilmente cederam seus artigos como forma de contribuir para uma reflexão do cotidiano do fazer profissional. Contribuição essa que tem servido aos propósitos da sistematização, reflexão e elaboração de novas teorias que concretizem um novo olhar para a cultura, o lazer e a ocupação dos espaços públicos com cidadania e inclusão social.
 
Link para baixar o livro:
 
Lazer e periferia: um olhar a partir das margens
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário