sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O Lazer Na Periferia - Os Equipamentos de Lazer nos Bairros de Baixa Renda

A falta de lazer é um dos grandes problemas encontrados na periferia. Nos bairros de baixa renda, os jovens reclamam da falta de praças esportivas e até mesmo de não haver asfalto nas ruas. Se querem buscar lazer, sem virar reféns da televisão, são obrigados a se deslocar para outros bairros. No entanto, até isso é difícil, pois o trajeto de ônibus que vai da localidade até outro bairro, pode consumir até uma hora de viagem. Jogar vôlei na rua seria uma alternativa, se não fossem os carros que constantemente passam nas ruas, levantando muita poeira e impedindo a prática do esporte no lugar.

Da mesma forma, temos que lembrar que as praças, os parques e os espaços públicos de lazer mais belos e cuidados estão nos bairros mais nobres da cidade, estes espaços quase nunca são utilizados pela classe média, que tem como uso para lazer shoppings, bares, boates, de tal maneira que os freqüentadores desses espaços públicos são empregadas domésticas, babás e porteiros que trabalham em residências nestes locais.

Enquanto isso, os raros espaços e equipamentos destinados ao lazer nos bairros de baixa renda se encontram em péssimo estado de conservação, devido aos atos de vandalismo praticados pelos próprios moradores do bairro, a esse respeito entramos na questão da formação que o indivíduo recebe para praticar tamanha agressividade contra um bem de seu próprio uso, contudo essa é uma questão bastante complexa a qual não abordaremos nesse artigo, mas também é importante citar a falta de manutenção dada por

parte da prefeitura a esses equipamentos, pois sua obrigação com o cidadão não consiste apenas em fornecer ou viabilizar um espaço de lazer, mas também mantê-lo para que haja continuidade do seu uso.
 
Por:
Iolanda Barros
Professora Orientadora Maria Raquel Mattedi

3 comentários:

  1. Diante desta situação o que cabe a nós estudantes, a geração futuro fazer???
    ficar de braços cruzados????

    ResponderExcluir
  2. Eu sinceramente acho que isso é um problema que precisa ser resolvido pelos próprios moradores, eles precisam se juntar e reclamar na prefeitura, acompanhar tudo e isso todos sabem que é muito difícil alguém querer fazer, precisa de muita força de vontade. E pq isso é difícil?
    Ah por vários fatores,tem gente que prefere ver televisão mesmo,tem gente que não tem paciência com a burocracia da prefeitura, tem praças que são muito perigosas que as pessoas evitam pois viram ponto de drogas ou de moradores de rua, outras não sabem nem que procedimento que devem tomar pela falta de informação e tem também os vândalos que pela mesma falta de informação e educação acabam por menosprezar esses locais que deveriam ser de lazer.
    Nós como estudantes podemos começar olhando para o nosso próprio bairro, pracinha, enfim,tentar modificar esses lugares para que possam melhorar nossa cidade, isso já é um incentivo para que as pessoas criem coragem para tomar uma atitude e para que essa mudança seja significativa.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com a Larissa sobre os moradores resolverem esses problemas. A melhor forma de se resolver isso é cobrar os eleitos dessa população, que na periferia prometem varias coisas que a população não tem acesso por falta de condições, conseguindo voto se aproveitando dessas necessidades e raramente cumprem.
    Infelizmente essas pessoas vão continuar sendo enganadas, nunca terão seus problemas sanados, pois essa parece ser a vontade dos poderosos deste país...

    ResponderExcluir